Polias na Industria

O QUE É  POLIA?
Polia ou roldana é uma peça mecânica muito comum em diversas máquinas e é utilizada para transferir força e energia cinética. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido geralmente metal (polia de ferro fundido, polia de alumínio ou polia de aço), lisa ou com sulco em sua periferia, o qual chamamos de canal.   Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica, a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem.
As polias quando utilizadas num motor,  operam máquinas e equipamentos que necessitam energia mecânica para funcionar. Com o auxílio de correias, a rotação das polias geram mais ou menos força, podendo ser ajustadas de acordo com a necessidade da máquina. 
Para gerar movimento e força as polias são acopladas à  dois eixos, juntas à um motor através de correias. 
Há polias de vários tamanhos, com um ou mais canais e de vários tipos que se adequam à diferentes necessidades e tipos de correias. As mais comuns são as polias com canal em V, polias escalonadas, polias sincronizadas, polias reguláveis, polias lisas e polias abauladas.

POLIAS E SUA UTILIZAÇÃO EM INDUSTRIAS
As polias industriais são  fundamentais para diversas empresas por seu importante e  indispensável papel de fazer que a potência e movimento gerados por motores sejam transferidos para outros componentes de máquinas e equipamentos gerando o perfeito funcionamento.
Diferentes tipos de polias industriais são essenciais para equipamentos movidos a motor.  
O motor elétrico é o propulsor das máquinas,  responsável por gerar potência e movimento que precisam chegar a outros componentes para que eles funcionem de forma conjunta. As  polias  junto com as correias, executam o papel de transferir  potência e movimento gerados pelo motor para outros elementos da maquina.


Rua Bacairis 225
Vila Formosa
São Paulo - SP




Todos os direitos reservados © 2025